metropoles.com

Padilha: PT vê queda de bolsonaristas e “tsunami” de reeleições

Ministro esteve com Lula e Gleisi Hoffmann nesta segunda (28/10) e deu como exemplo do tsunami a reeleição em SP de Ricardo Nunes (MDB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais, durante coletiva no Alvorada - Metrópoles
1 de 1 Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais, durante coletiva no Alvorada - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, nesta segunda-feira (28/10), um dia após as eleições municipais.

O balanço feito, segundo Padilha, é de que houve um “tsunami da reeleição” para dar continuidade aos mandatos de quem já está no poder, como seria o caso do prefeito Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo. O bom trabalho do governo Lula, ainda nessa análise, teria possibilitado a vitória dos prefeitos já no poder para um novo mandato.

“Mesmo prefeitos que não tinham ultrapassado 30% no primeiro turno conseguiram se reeleger e aproveitaram o bom momento econômico do país, a injeção de recursos que o governo federal fez. Sem contar o pagamento recordes de emendas pagos e zerando calotes do governo anterior”, falou o ministro.

Um motivo de comemoração foi o retorno do PT às capitais, especialmente no comando de Fortaleza (CE), o que deu uma boa projeção ao ministro Camilo Santana, da Educação, que atuou como cabo eleitoral do prefeito eleito Evandro Leitão (PT).

É celebrada ainda a derrota dos bolsonaristas, com nenhum ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) alcançando o governo municipal. “Foram derrotados por lideranças que apoiaram o presidente Lula, derrotas muito simbólicas, de verdadeiros ícones da extrema-direita. Principais exemplos, no Pará com Éder Mauro, tanto Belém quanto Santarém. André Fernandes derrotado por Evandro Leitão”, comentou Padilha.

Lula

O ministro falou ainda que o PT fará uma “avaliação profunda”, mas disse não ter “impacto nenhum na eleição presidencial” de 2026.

Além disso, Padilha afirmou que o acidente doméstico sofrido por Lula no dia 19 não atrapalhou “a programação” para apoio aos candidatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?