Padilha diz que Lula está bem e acompanha discussão do Conselhão
Presidente Lula foi submetido a uma segunda cirurgia na cabeça para prevenir sangramentos. Previsão de alta é na semana que vem
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está bem após a segunda cirurgia feita nesta semana. Além disso, Padilha afirmou que o titular do Planalto ficará sabendo das discussões do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão.
“O presidente não está aqui conosco presencialmente, mas acompanha toda a discussão, vamos despachar com Lula. Quero agradecer mensagens, orações, documentos enviados para a plena recuperação de Lula, logo logo ele estará aqui de novo, cobrando os ministros para que a gente execute as ações todas”, brincou.
Padilha disse trazer uma mensagem do médico Roberto Kalil, líder da equipe de saúde do chefe do Executivo e membro do Conselhão.
“Ele [Kalil] obviamente não está aqui hoje, mas fez questão de dizer para reforçamos a mensagem que o presidente está muito bem. Fez um procedimento que é continuidade da terapia, do primeiro procedimento de terça-feira. Evolução ótima, procedimento bem-sucedido”, falou.
Na manhã desta quinta-feira (12/12), Lula fez uma cirurgia chamada de embolização das artérias meníngeas, um fechamento dos pequenos vasos por onde percorre o sangue e para prevenir outras hemorragias.
Na segunda-feira (9/12), o presidente sofreu dor de cabeça e foi ao hospital em Brasília. Depois de exames, se encaminhou para São Paulo, onde passou por uma craniotomia de emergência.
A expectativa dos médicos segue de que Lula terá alta hospitalar no começo da próxima semana. É cogitada a saída dele da UTI ainda nesta sexta-feira (13/12).
Enquanto isso, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu os principais compromissos do Planalto nesta semana e preside, nesta quinta, o Conselhão.