metropoles.com

Padilha acusa Moro de “passar pano” para terroristas. Ex-juiz reage

Ministro de Relações Instituicionais afirmou que é preciso “repudiar de forma veemente” os atos de violência do último domingo (8/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Assessores Alexandre Padilha pós reunião com Lula em Brasília / Metrópoles
1 de 1 Assessores Alexandre Padilha pós reunião com Lula em Brasília / Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O ministro das Relaçoes Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o ex-juiz da Lava Jato e senador Sergio Moro (União-PR) “passou pano” para os atos terroristas que ocorreram no último domingo (8/1). Segundo Padilha, é preciso “repudiar de forma veemente” as invasões aos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

Ao longo de entrevista no programa Roda Viva, da TV cultura de SP, nessa segunda-feira (9/1), Padilha criticou o posicionamento de alguns políticos. Questionado a que parlamentares estava se referindo, o ministro respondeu que Sergio Moro é um deles.

“A declaração do senador eleito Sérgio Moro é uma demonstração disso [de passar pano]. Não repudiar de forma veemente os atos terroristas cometidos ontem (domingo), quem não repudia de forma veemente é alguém que não tem apreço pela democracia ou não tem percepção da gravidade do que vivemos ontem”, disse na entrevista.

Ainda segundo Padilha, a reação da classe política e da imprensa aos atos de violência do último domingo devem isolar políticos que insistam em apoiar ações similares. “Qualquer parlamentar que venha incitar atitudes como a de ontem, venha colaborar e incentivar atitudes como a de ontem será devidamente isolado politicamente”.

Moro, por sua vez, reagiu e respondeu ao ministro das Relações Institucionais em suas redes sociais. O ex-juiz afirmou que repudiou os atos terroristas ocorridos “desde o início” e que defendeu que a oposição ao governo Lula seguisse “o caminho da lei e do respeito às instituições”.

Moro também afirmou que as declarações de Padilha na verdade seriam uma tentativa de ocultar as falhas do governo em prevenir os ataques. “Por que a Força Nacional não foi afinal colocada de prontidão na Praça dos Três Poderes já que tinham informações de inteligência?”, disse o senador.

“Não é um bom começo”

As declarações às quais Padilha se referia foram feitas por Moro no domingo, pouco antes das invasões aos prédios dos Três Poderes começarem. Na ocasião, o senador afirmou que o novo governo Lula estava “mais preocupado em reprimir protestos e a opinião divergente do que em apresentar resultados”.

Depois do início dos atos violentos e repercussão negativa de suas declarações, Moro voltou às redes para dizer: “A oposição precisa ser feita de maneira democrática, respeitando a lei e as instituições”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?