metropoles.com

Pacto pela Democracia: sociedade civil tenta barrar PEC da Anistia

A proposta pretende conceder o maior perdão da história brasileira aos partidos políticos. A Câmara dos Deputados tem avançado com o texto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica
1 de 1 Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Pacto pela Democracia lançou uma campanha chamada de #DeixaTodasJogarem com o objetivo de barrar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2023, conhecida como PEC da Anistia, que tramita na Câmara dos Deputados. O texto, que é analisado pelos parlamentares, prevê a absolvição de partidos políticos que não cumpriram a lei que destina 30% do fundo eleitoral para mulheres e pessoas negras nas eleições de 2022.

A iniciativa reúne organizações da sociedade civil que lutam por direitos sociais e eleitorais, como Transparência Eleitoral Brasil, Movimento Mulheres Negras Decidem, OxFam, Elas no Poder, Nossas, Observatório de Violência Política contra a Mulher e Educafro, entre outras.

PEC da Anistia: Câmara instala comissão com deputado do PL na relatoria

Nessa quarta-feira (2/8), a Câmara dos Deputados elegeu o deputado Diego Coronel (PSD-BA) como presidente da comissão que irá analisar a PEC da Anistia. O texto foi aprovado no primeiro semestre deste ano pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

“É preciso além do posicionamento do relator e do presidente da comissão contra a PEC, que os partidos políticos, realmente comprometidos com o fortalecimento democrático sejam chamados não só a apoiar, mas a agir efetivamente contra o retrocesso que significa a PEC da Anistia”, avalia Maira Baracho, gestora de mobilizações do Nossas.

Segundo as organizações sociais, se a PEC for aprovada, os partidos que não cumprirem a legislação que determina o financiamento de campanhas eleitorais de mulheres e pessoas negras não serão penalizados.

A legislação que estabelece o financiamento dessas candidaturas tem como objetivo ampliar a diversidade dentro da política brasileira, tradicionalmente ocupada por homens brancos.

Número de eleitas cresce, mas mulheres ainda são minoria na política

“Esse é o momento de reunir apoio para mostrar que não vamos deixar que as regras do jogo mais uma vez sejam alteradas sem a participação da sociedade e que há ainda muitos avanços a serem conquistados,” afirma Arthur Mello, coordenador de advocacy do Pacto pela Democracia.

A proposta conta com o apoio da maioria dos partidos que compõem a Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?