Pacientes aguardam atendimento deitados em gramado de UPA em Guarulhos
Prefeitura alega que houve “superdemanda” e não foi possível colocar todos dentro da UPA São João, no bairro Cidade Soberana
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens que circulam desde terça-feira (21/12) nas redes sociais mostram dezenas de pacientes de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, deitados no gramado da unidade enquanto aguardavam por atendimento.
As fotos foram tiradas na UPA São João, no bairro Cidade Soberana. Questionada, a Prefeitura de Guarulhos informou que houve “superdemanda” de atendimento, mas “as equipes estavam completas”.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que há um “aumento significativo de indivíduos com sintomas respiratórios”. Nesta quarta-feira (22/12), a pasta confirmou oito casos da variante H3N2 do vírus da gripe (influenza A). Além disso, 27 casos suspeitos estão em investigação.
A partir da próxima quinta-feira (23), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção da UBS Alvorada, estarão voltadas ao atendimento médico e de enfermagem dos pacientes com sintomas respiratórios leves, encaminhados de UPAs e Prontos Atendimentos (PA). A medida será adotada inicialmente por três semanas.