Paciente com gripe não precisará mais agendar atendimento em UBS de SP
Na sexta, todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas exclusivamente para atender pessoas com sintomas respiratórios
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A partir desta quinta-feira (23/12), os pacientes com sintomas respiratórios e gripe não precisarão mais agendar previamente o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.
Além disso, na sexta (24/12), as 469 UBS da capital estarão abertas com médicos clínicos e pediatras para atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios. As mudanças ocorrem num momento em que o município enfrenta um aumento expressivo no número de casos de doenças respiratórias.
Em novembro de 2021, São Paulo registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Neste mês, até a última terça-feira (21/12), foram notificados um total de 170.259 atendimento a pessoas com quadro respiratório, sendo 79.482 suspeitos de Covid-19.
Outra medida anunciada nesta quarta-feira (22/12) pela Secretaria Municipal de Saúde foi a chegada de um milhão de doses da vacina contra a gripe H1N1 disponibilizadas pelo Instituto Butantan. Um lote com 400 mil imunizantes será disponibilizado ao município nesta quinta-feira (23/12), e a vacinação começa na sexta (24/12) em todas as UBS da capital.
O aumento no número de atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios na cidade de São Paulo também fez a prefeitura anunciar a contratação de 280 médicos de forma emergencial para suprir a demanda.