metropoles.com

Pacheco: Senado está “imbuído” para solucionar desoneração e dívida

Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco afirmou que projetos prioritários estão previstos na pauta do Senado desta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, em foto de baixo para cima -- Metrópoles
1 de 1 Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, em foto de baixo para cima -- Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ressaltou nesta terça-feira (13/8) que os senadores estão “imbuídos” em concluir nesta semana a votação de dois projetos importantes: o da dívida dos estados e a compensação para desonerar a folha de pagamento de 17 setores da economia e municípios.

“Há um senso geral de que esse problema da dívida dos estados é o maior problema federativo do país que precisa ser solucionado”, explicou. O projeto de lei complementar (PLP) nº 121/2024 é de autoria do próprio Pacheco, que tomou a dianteira na discussão do texto com governadores e com o governo federal.

“É óbvio que não há plenitude de satisfação para nenhum dos lados, porque há sempre algum tipo de pretensão resistida, não concretizada”, admitiu. O senador sinalizou que há acordo com o governo para votar o texto e que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também está “muito sensível” à questão.

Desoneração

Já sobre o projeto de lei (PL) nº 1.847/2024, que precisa encontrar uma fonte de compensação para desonerar a folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios, Pacheco afirmou ter “encaminhado um bom acordo” com o governo.

“Há concordância do governo de que não se deve alterar impostos, principalmente a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Era uma pretensão nossa, do Senado, tentar a compensação da desoneração da folha de pagamento com medidas que não representem o aumento de impostos”, pontuou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?