metropoles.com

Pacheco recebe Lira para discutir novas regras das emendas

Presidente do Senado e da Câmara se reuniram na terça-feira (27/8) com objetivo de chegar a um consenso para apresentar ao STF até sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igor Gadelha/Metrópoles
Lira e Pacheco
1 de 1 Lira e Pacheco - Foto: Igor Gadelha/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu na terça-feira (27/8) o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir as novas regras das emendas parlamentares. Na semana passada, os Três Poderes chegaram a um acordo sobre o repasses dos recursos.

No encontro anterior, o Congresso e o Executivo se comprometeram com o Supremo Tribunal Federal (STF) a apresentar um documento no prazo de 10 dias com as regras e os critérios para o repasse das emendas individuais, de bancada e de comissão. O prazo encerra na sexta-feira (30/8).

O encontro dos dois presidentes foi justamente para discutir as diretrizes para esse documento. O tempo é curto, e há parlamentares pedindo mudança no acordo inicial construído com o governo.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), por exemplo, quer uma revisão de parte do acordo. O congressista defende que as emendas de comissão não fiquem limitadas a “projetos estruturantes”, sob pena de os municípios menores ficarem sem repasses.

O repasse de emendas segue suspenso até que Executivo e Legislativo cheguem a um acordo, apresentem uma solução e o Judiciário acate. Recentemente, decisão do ministro do STF Flávio Dino, chancelada pelos outros 10 ministros da Corte, suspendeu o pagamento de emendas impositivas por falta de critérios de transparência e rastreabilidade.

Regras para emendas impositivas

O governo federal publicou, na terça-feira (27/8), uma portaria conjunta assinada por cinco ministérios para estabelecer critérios de pagamento para as emendas parlamentares impositivas.

O documento fixa que as emendas impositivas, identificadas como RP 6 e 7, poderão ser utilizadas para obras efetivamente iniciadas e em andamento, ou para execução de ações voltadas para atendimento de calamidade pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?