metropoles.com

Pacheco pede que Lula autorize Garantia da Lei e da Ordem no RN

Em ofício, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirma que atendeu a solicitação do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e o presidente Lula (PT) - Metrópoles
1 de 1 Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e o presidente Lula (PT) - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu, nesta sexta-feira (17/3), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a instalação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio Grande do Norte. O estado está no quarto dia de ataques de grupos armados, que ateiam fogo a prédios públicos, lojas e veículos.
Em comunicado, Pacheco afirma que o pedido foi feito com base na solicitação encaminhada pleo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

A GLO é uma medida temporária que dá às Forças Armadas o poder de policiamento e responsabilidade para conter situações incontroláveis de perturbação da ordem pública. O instrumento só pode ser acionado pela Presidência da República.

“Na qualidade de presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, e tomando como razões de decidir os elementos trazidos pelo ilustre senador da República do estado do Rio Grande do Norte, dadas as circunstâncias do caso concreto e a urgência do momento, formulo o pedido de envio das Forças Armadas a fim de garantir a lei e a ordem naquela unidade federada”, escreveu o presidente do Senado.

Presos querem regalias

Segundo o secretário estadual de Segurança Pública Francisco Araújo, os ataques são motivados por exigências como aparelhos de televisão e visitas íntimas para presos do sistema penitenciário local.

“Pelas reivindicações, eles querem televisão, querem sistema de iluminação, visita íntima – coisa que o sistema prisional não atende, porque cumpre a lei de execução penal”, afirmou Francisco.

No primeiro dia de terrorismo, a Secretaria de Segurança Pública do RN havia informado que as ações eram em retaliação a operações policiais com apreensão de armas e drogas. Mais tarde, na terça-feira (14/3), o órgão alegou que a ordem parte dos presídios e é organizada por uma facção criminosa.

Conforme anunciou a secretaria, as ordens teriam origem na Penitenciária de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?