metropoles.com

Pacheco: PEC do Quinquênio só será promulgada com fim de supersalários

PEC do Quinquênio tramita no plenário do Senado Federal e cria adicional ao salário de membros do Judiciário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Rodrigo Pacheco (PSD-MG) preside sessão especial em homenagem aos 200 anos de fundação do Senado Federal, no plenário - Metrópoles
1 de 1 Rodrigo Pacheco (PSD-MG) preside sessão especial em homenagem aos 200 anos de fundação do Senado Federal, no plenário - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (23/4) que a proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 10/2023, a PEC do Quinquênio, só será promulgada se o projeto de lei que trata do fim dos supersalários no Judiciário também for aprovado.

“A economia do projeto de lei do fim do supersalários é uma economia superior ao que é o incremento de gasto dentro do orçamento para estruturação dessas carreiras”, defendeu.

A PEC prevê adicional de 5% do salário a cada cinco anos para os membros do Judiciário e do Ministério Público. A proposta abriu divergência entre os senadores, que ressaltaram o enorme impacto fiscal da iniciativa.

O governo se posiciona contra a medida. “Evidentemente, tem que se dar mais tempo [ao debate] porque precisa ver como é. O relatório está incluindo muita gente. Isso é repercussão nos estados, nas contas públicas. É um problemão”, afirmou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

O texto que retoma os quinquênios foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, agora, tramita no plenário da Casa. Já a proposta que acaba com os supersalários continua parada no mesmo colegiado desde 2021.

Relatório produzido pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal estima que a PEC do Quinquênio pode gerar um impacto de quase R$ 82 bilhões aos cofres da União e dos estados entre 2024 e 2026.

Pacheco reconheceu a possibilidade de rediscutir a ampliação de carreiras beneficiadas. “Houve um alargamento do rol de carreiras pelo relator, senador Eduardo Gomes, e na Comissão de Constituição e Justiça. Esse alargamento que é objeto de discussão nesse momento e nós vamos ter toda a responsabilidade de dialogar com o Poder Executivo”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?