metropoles.com

Pacheco não descarta votar Orçamento de 2025 no sábado

Declaração do presidente do Senado se dá no momento em que Congresso ainda tem pendente de análise todo o pacote de corte de gastos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Rodrigo Pacheco (PSD-MG) preside sessão especial em homenagem aos 200 anos de fundação do Senado Federal, no plenário - Metrópoles
1 de 1 Rodrigo Pacheco (PSD-MG) preside sessão especial em homenagem aos 200 anos de fundação do Senado Federal, no plenário - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não descarta votar o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 no próximo sábado (21/12), tendo em vista o calendário apertado do Congresso Nacional nos próximos dias.

“É regimentalmente possível [votar no sábado]. Mas vamos tentar agilizar o máximo possível, obviamente, permitindo que haja o amadurecimento devido”, disse Pacheco na terça-feira (17/12) depois do fim da sessão no plenário do Senado.

A previsão inicial é que os trabalhos do Congresso encerrem na sexta-feira (20/12). Porém, a apenas três dias do recesso, o Legislativo ainda tem pendente a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Orçamento e três projetos relacionados ao pacote de corte de gastos do governo (um projeto de lei, um projeto de lei complementar e uma proposta de emenda à Constituição).

A LDO já foi aprovada pela Comissão Mista do Orçamento e nesta quarta (18/12) é discutida em uma sessão conjunta da Câmara e do Senado.

Regimentalmente, o recesso do Congresso começa só na segunda-feira (23/12), por isso seria possível que o presidente do Senado, que é também presidente do Congresso, convocar uma sessão no sábado para votar o projeto orçamentário do próximo ano.

O relator da LOA, senador Angelo Coronel (PSD-BA), avalia que é preciso ver como ficará o pacote de corte de gastos, que envolve mudanças no salário mínimo, para poder concluir seu parecer. Por isso, a possibilidade de votar o Orçamento no limite do início do recesso não é descartada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?