Pacheco encontra Haddad para tratar de renegociação de dívidas de MG
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tem intermediado negociações de Minas Gerais com o governo federal
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reúne nesta quinta-feira (6/12) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da renegociação de dívidas de Minas Gerais com a União.
“As ações possíveis, neste momento, estão sendo feitas. Amanhã, por exemplo, terei reunião com o ministro Fernando Haddad. Mais um passo importante no caminho da solução da dívida. Quero ajudar o governador a resolver o maior problema do governo dele”, disse Pacheco em nota à imprensa.
Em seguida, ele alfinetou o governador Romeu Zema (Novo): “Mas o governador não pode querer para ontem algo que ele não conseguiu resolver em cinco anos. Há regras, negociações e um caminho para isso. Tudo ao seu tempo”.
Pacheco candidato
Possível candidato ao governo mineiro em 2026, Pacheco tem tomado a frente na questão fiscal de Minas. Ele chegou a apresentar uma proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que recebeu o apoio de Zema.
O cerne da proposta de Pacheco é a federalização de empresas estatais mineiras, como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), usando as participações acionárias como título de pagamento da dívida.
No fim de novembro, Zema esteve em Brasília para reuniões sobre a situação fiscal do estado. Depois de não ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele esteve com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com Haddad.