Israel: Pacheco diz que fala de Lula foi equivocada e pede retratação
Presidente do Congresso Nacional se manifestou contra a fala de Lula, que comparou morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se manifestou nesta terça-feira (20/2) durante a sessão plenária do Senado Federal sobre a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto dos judeus pela Alemanha nazista.
“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina”, destacou Pacheco.
A declaração de Lula foi feita nesse domingo (18/2), em coletiva de imprensa ao encerrar o giro pela África, um dia após se reunir com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, destacou.
Pacheco condenou o ataque terrorista do Hamas de 7 de outubro, mas reiterou que o Senado “repele reações desproporcionais e o uso de violência irracional que tenham ocorrido ou estejam ocorrendo na Faixa de Gaza, durante a contraofensiva israelense”.
A fala do presidente gerou fortes reações da oposição, que pretende convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos no Congresso Nacional.