metropoles.com

Israel: Pacheco diz que fala de Lula foi equivocada e pede retratação

Presidente do Congresso Nacional se manifestou contra a fala de Lula, que comparou morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Rodrigo Pacheco presidente do Senado Federal no STF zema - Metrópoles
1 de 1 Rodrigo Pacheco presidente do Senado Federal no STF zema - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se manifestou nesta terça-feira (20/2) durante a sessão plenária do Senado Federal sobre a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto dos judeus pela Alemanha nazista.

“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina”, destacou Pacheco.

A declaração de Lula foi feita nesse domingo (18/2), em coletiva de imprensa ao encerrar o giro pela África, um dia após se reunir com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, destacou.

Pacheco condenou o ataque terrorista do Hamas de 7 de outubro, mas reiterou que o Senado “repele reações desproporcionais e o uso de violência irracional que tenham ocorrido ou estejam ocorrendo na Faixa de Gaza, durante a contraofensiva israelense”.

A fala do presidente gerou fortes reações da oposição, que pretende convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos no Congresso Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?