metropoles.com

Pacheco: descriminalização de drogas pelo STF é invasão de competência

Pacheco é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/23, chamada de PEC das Drogas, que tramita no Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fala com à imprensa sobre a reunião de hoje a tarde com os ministros Haddad, Pacheco e os líderes do governo
1 de 1 Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fala com à imprensa sobre a reunião de hoje a tarde com os ministros Haddad, Pacheco e os líderes do governo - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta quinta-feira (7/3), que o Supremo Tribunal Federal (STF) invadirá a competência do Legislativo caso decida pela descriminalização da maconha.

A declaração foi feita durante a sessão plenária desta manhã.

“Havendo uma declaração de inconstitucionalidade, deixa de existir no mundo jurídico o tipo penal do porte para uso? Significa que alguém que estiver portando droga para consumo próprio não terá consequência alguma àquele fato, sequer a droga vai poder ser apreendida, e muito menos o autor ser autuado, classificado, até para fins de estatística”, afirmou o presidente do Congresso.

Apesar de criticar a possibilidade de descriminalização do uso da droga, Pacheco defendeu a definição de uma quantidade de maconha para classificar se é tráfico ou uso pessoal. No entanto, seguiu afirmando que a descriminalização é equivocada.

“São duas coisas distintas que hoje estão sob julgamento do Supremo Tribunal Federal, mas, a vingar – isso é importante que se diga – a tese da inconstitucionalidade, o que se estará fazendo é descriminalização da conduta numa invasão de competência do Congresso Nacional”, argumentou.

Pacheco é autor da PEC

O presidente do Senado é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/23, chamada de PEC das Drogas. O texto tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, sob relatoria de Efraim Filho (União-PB).

De acordo com o relator, o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), deve pautar o texto na próxima quarta-feira (13/3). A equipe de Alcolumbre, no entanto, pontua que o parlamentar ainda vai definir a pauta.

O texto da PEC prevê que sejam considerados crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de quaisquer entorpecentes ou drogas ilícitos.

Além disso, prevê que seja observada uma distinção entre traficante e usuário de drogas. Ao usuário a proposta aponta aplicação de penas alternativas à prisão e tratamento contra a dependência química.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?