metropoles.com

Pacheco confirma sabatina de Zanin na CCJ do Senado para 21 de junho

Para assumir a vaga no STF, advogado Cristiano Zanin precisa do voto favorável de pelo menos 41 senadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
rodrigo pacheco cristiano zanin davi alcolumbre
1 de 1 rodrigo pacheco cristiano zanin davi alcolumbre - Foto: Divulgação

A indicação do nome de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser votada no Senado Federal em 21 de junho. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O advogado segue costurando apoios no Congresso Nacional para alcançar o número de votos necessários (41 de 81 senadores). Em reunião com Zanin, Pacheco afirmou que a data foi definida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

“Acompanhou-me no encontro o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre, que definiu para o próximo dia 21 a sabatina na comissão. Tão logo finalizadas a sabatina e a votação na CCJ, darei encaminhamento ao Plenário do Senado na mesma data.”

Seguindo agenda, nesta terça-feira (13/6), o indicado de Lula deve se reunir com parlamentares do PSD, maior bancada do Senado. O encontro está marcado para acontecer às 14h.

Antes de ter o nome levado ao plenário, o rito de votação estipula que Zanin deve passar primeiro pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida por Davi Alcolumbre. O partido do PSD mantém 10 vagas no colegiado. Se aprovado pelo colegiado, Zanin precisa do voto favorável de pelo menos 41 senadores no plenário da Casa para que a indicação seja confirmada.

Nos últimos dias, o advogado também se reuniu com parlamentares da base do governo e da oposição, passando, inclusive, por evangélicos que apoiaram a indicação de André Mendonça à Suprema Corte.

Indicação de Zanin

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o nome de Cristiano Zanin não deve enfrentar resistência expressiva no plenário do Senado Federal.

Presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já sinalizou pacificação sobre o nome de Zanin. O problema concentra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a oposição deve ser barulhenta.

A indicação de Cristiano Zanin foi encaminhada oficialmente por Lula ao Congresso Nacional em 1º de junho para a vaga aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Ele foi advogado do atual presidente em diversos casos, comandando a defesa do petista durante os processos envolvendo a Operação Lava Jato. O jurista também defendeu familiares do petista em outros casos, no próprio STF.

A proximidade de Zanin com Lula foi alvo de duras críticas, com acusações de comportamento “antirrepublicano” do presidente por tratar a indicação como uma decisão de cunho pessoal, com possibilidade de prejudicar a independência do Judiciário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?