metropoles.com

Pacheco confirma indicação de Zanin ao STF e avalia nome “positivamente”

Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco afirmou que indicação de Cristiano Zanin chegará à Casa nesta quinta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Fotografia colorida de homem com terno e óculos de grau
1 de 1 Fotografia colorida de homem com terno e óculos de grau - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou, nesta quinta-feira (1º/6), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicará o advogado Cristiano Zanin a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Pacheco, Lula encaminhará, ainda nesta quinta, mensagem presidencial ao Senado formalizando o nome do advogado para o posto anteriormente ocupado por Ricardo Lewandowski, que se aposentou.

Pacheco confirmou o nome após jantar na residência oficial da Presidência do Senado na noite de quarta-feira (31/5). Conforme adiantado pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, o advogado que defendeu Lula na Lava Jato esteve no jantar ao lado dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

“Encontrei ontem com o Cristiano Zanin; ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do STF. Essa mensagem deve chegar hoje (quinta) ao Senado. Assim que chegar, vamos encaminhá-la à CCJ. Já conversei com o presidente Davi Alcolumbre, que dará o andamento da mensagem na CCJ, vai fazer a sabatina, apreciação do nome e vamos submeter”, afirmou Pacheco.

3 imagens
Zanin deverá passar por sabatina no Senado
Lula e Zanin
1 de 3

Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), na mesa da presidência no plenário do Senado

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Zanin deverá passar por sabatina no Senado

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 3

Lula e Zanin

Reprodução

Pacheco avaliou de forma positiva a indicação, e disse que Zanin “reúne condições” para ser ministro da Suprema Corte. De acordo com o senador, não há um cronograma para a realização da sabatina, mas a sessão deve ocorrer nas próximas semanas.

“Avalio positivamente; [Zanin] reúne condições e tem os predicados para ser ministro do STF, e essa é uma avaliação que o colegiado do Senado terá condição de fazer”, pontuou Pacheco.

Convite de Lula

O convite a Zanin foi feito oficialmente em encontro com Lula no Planalto, também nessa quarta-feira (31/5). Ainda segundo Igor Gadelha, Lula conversou a sós com Zanin, primeiramente. Depois, chamou os ministros Rui Costa (Casa Civil), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Flávio Dino (Justiça) para se juntarem à conversa.

O Metrópoles apurou que Lula ligou, na frente de Zanin, para os presidentes do STF, Rosa Weber, e do Senado, Rodrigo Pacheco, para comunicar a decisão.

A expectativa é que o mandatário formalize a decisão em reunião no fim da tarde com o senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Quem é Zanin

Zanin vai ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga de Lewandowski no Supremo está em aberto desde 11 de abril, quando o ministro se aposentou.

A demora em oficializar um nome não é de praxe. O último indicado por Lula, Dias Toffoli, em 2009, foi anunciado apenas 16 dias após a aposentadoria de seu predecessor, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

Cristiano Zanin Martins nasceu em Piracicabana, interior de São Paulo, em 1975. Quase duas décadas depois, em 1994, mudou-se para a capital, onde cursou direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Após se formar, em 1999, o advogado seguiu na universidade, onde fez especialização em direito processual civil. Além disso, foi professor de direito civil e direito processual na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).

Em 2013, Zanin se tornou advogado de Lula e de sua família. Dados do acervo do STF mostram que, dos 135 processos impetrados por Zanin no tribunal, 81 são dedicados à defesa do atual presidente da República, e sete à família do petista.

Sobre a atuação de Zanin, uma das primeiras ações que ganhou repercussão na mídia foi relacionada a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. “Meu cliente está cansado de ser vítima desse bullying eletrônico, feito com a manifesta intenção de atacar a sua honra”, disse Zanin à época, em 2013.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?