metropoles.com

Pacheco celebra carta de Bolsonaro e pede que respeito “se perpetue”

Presidente do Senado disse que tom conciliatório recém-adotado por Bolsonaro faz bem ao país e pede atenção a problemas nacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
1 de 1 Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua colhendo os frutos de seu recuo do tom beligerante contra o Poder Judiciário desde a divulgação, no fim da semana, de uma carta pedindo a harmonia. Neste domingo (12/9), presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse esperar que a nota feita com a ajuda do ex-presidente Michel Temer (MDB) represente a tônica na relação entre os Poderes daqui para frente.

“O conteúdo da carta vai ao encontro do que é nossa expectativa de pensarmos o Brasil, [de um comportamento] que respeite os Poderes, que os Poderes se respeitem, que tenhamos sempre a lógica de cumprimento da Constituição e de observância do que é o bem comum”, afirmou Pacheco durante evento do aniversário de 119 anos do nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, no memorial dedicado ao político em Brasília.

6 imagens
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG),  reuniu-se na quarta-feira (18/8) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
Presidente Jair Bolsonaro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) também esteve na reunião
Jair Bolsonaro em SP no 7 de Setembro
1 de 6

Presidente Jair Bolsonaro em trio elétrico durante ato na Avenida Paulista

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 6

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), reuniu-se na quarta-feira (18/8) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 6

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) também esteve na reunião

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

Jair Bolsonaro em SP no 7 de Setembro

Fábio Vieira/Metrópoles

“Guardo muita expectativa e confiança de que ela [atitude de Bolsonaro na carta] se perpetue como uma tônica entre as relações dos Poderes a partir de agora, porque isso é fundamental para o país.”

Escrevo-te esta carta

Bolsonaro divulgou uma carta na tarde de quinta-feira (9/9) na qual diz que às vezes fala “no calor do momento”, mas que nunca teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”. A nota, um claro recuo no tom das últimas semanas, foi publicada no site do Palácio do Planalto logo após encontro de Bolsonaro com o ex-presidente Michel Temer (MDB).

O emedebista não fez nenhuma questão de esconder que havia ajudado a redigir o documento, que acalmou o mercado e líderes políticos, mas incomodou a base mais ideológica do presidente, que esperava, na verdade, uma escalada das tensões após os atos do último dia 7 de setembro.

“Quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”, diz o texto assinado por Bolsonaro.

Na nota, o chefe do Executivo federal defende a harmonia entre os Três Poderes e atribui divergências a “conflitos de entendimento” acerca de decisões tomadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, que tem atingido bolsonaristas e o próprio presidente.

Antes de publicar sua declaração à nação, porém, Bolsonaro chegou a conversar por telefone com Moraes – que é até elogiado na carta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?