Pacheco apresenta a Lula “alternativa” à recuperação fiscal em MG
Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reúne nesta quarta (22/11) com o governador Romeu Zema (Novo)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu nesta terça-feira (21/11) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para falar sobre a renegociação de dívidas do estado de Minas Gerais com a União. O parlamentar apresentou um projeto que será estudado pela equipe econômica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para repactuação dos débitos de entes federativos.
“É uma proposta que considero uma alternativa inteligente ao regime de recuperação fiscal, porque o regime de recuperação fiscal sacrifica servidores do estado, municípios, pressupõe a venda do patrimônio do estado à iniciativa privada”, afirmou Pacheco.
O senador se reunirá, nesta quarta-feira (22/11), com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para apresentar a proposta.
“A proposta pressupõe usar ativos do estado, o capital acionário que é pertencente ao estado e empresas estatais serem dados em pagamento à União em valor justo, não muito inferior ao valor de mercado, a utilização de créditos do estado, notadamente os créditos decorrentes das ações judiciais referentes à tragédia de Mariana, com compromisso da União de reversão desse ativo no estado de Minas Gerais”, explicou o presidente do Congresso Nacional.
Também participaram da reunião com Lula e Pacheco, no Planalto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que é mineiro; o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e Haddad. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), acompanhou Pacheco.