Pacheco vai apreciar indicação de Galípolo no plenário em 8 de outubro
Gabriel Galípolo foi indicado pelo presidente Lula para presidir o Banco Central a partir do ano que vem
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta quarta (4/9) que o nome de Gabriel Galípolo, indicado para a presidência do Banco Central (BC), será apreciado no plenário da Casa no dia 8 de outubro.
Antes da indicação ser votada no plenário do Senado, Galípolo precisa ser sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Pacheco ressaltou que a marcação desta data é de atribuição do presidente do colegiado, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).
O senador destacou, em discurso no plenário, a dificuldade em reunir quórum qualificado para a votação no mês de setembro devido às eleições municipais. Os congressistas estão dedicados às campanhas em seus colégios eleitorais, e o Congresso Nacional está esvaziado.
Galípolo é, atualmente, diretor de Política Monetária do Banco Central. Já foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda, braço-direito do ministro Fernando Haddad.
O economista já iniciou as visitas aos senadores que tradicionalmente precedem a sabatina. Ele já se encontrou com congressistas de diferentes orientações políticas.
O nome de Galípolo era bem aceito mesmo por membros da oposição. A maior divergência sobre a realização da sabatina era a definição de uma data consensual.