Outubro terá misto de chuvas e calor acima da média. Veja
O Inmet aponta para calor acima da média em grande parte do país. Previsão também traz grande volume de chuvas em diversos estados
atualizado
Compartilhar notícia
O mês de outubro deve registrar chuvas acima da média em boa parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que diversos estados devem observar o elevado volume de precipitações no mês, principalmente a região Sul. A previsão também aponta que as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste devem enfrentar calor acima da média para o período.
De acordo com o Inmet, grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais devem registrar chuvas acima da média em outubro. No sudoeste do Amazonas e do Pará e no Norte de Rondônia, as precipitações serão ligeiramente acima da média.
A região central do Brasil terá o retorno gradual das chuvas a partir da segunda quinzena do mês.
Calor
Além das chuvas, a previsão traz que outubro terá temperaturas acima da média em grande parte do país. As regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste devem enfrentar seca extrema em quase totalidade de seus territórios.
O Inmet explica sobre a possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente em áreas do Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí, Maranhão, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC.