Ouro apreendido em SP é de empresário que já foi candidato pelo PSDB
Na quarta-feira (4/5), agentes da PF apreenderam 77 kg de ouro em Sorocaba (SP). Mercadoria é avaliada em R$ 23 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
Os 77 quilos de ouro apreendidos pela Polícia Federal em Sorocaba, no interior de São Paulo, pertencem ao empresário Dirceu Frederico Sobrinho. Em vídeo, ele confirma que o material avaliado em R$ 23 milhões é dele.
Dono da FD Gold, uma distribuidora de valores com sede na Avenida Paulista, Dirceu negou que a mercadoria tenha sido extraída de forma ilegal. O empresário já foi filiado ao PSDB. Em 2018, chegou a concorrer como primeiro suplemente do senador Flecha Ribeiro, pelo estado do Pará.
“Estou aqui para fazer um esclarecimento, para declarar que esse ouro pertence à minha empresa, FD Gold. Todo ele foi comprado sob permissão de lavra garimpeira concedida, que não pertence à área indígena, que não pertence a garimpos ilegais”, disse o empresário.
A PF apreendeu os 77 kg de ouro na quarta-feira (4/5). O material foi transportado por seis brasileiros em um avião particular. O ouro era escoltado por quatro policiais militares de São Paulo, que foram detidos.
Saiba quem são os PMs detidos ao escoltar 77kg de ouro em SP
Agentes da corporação abordaram um veículo escoltado e encontraram três malas com barras de ouro e uma quarta mala com documentos diversos. A PF conduziu os seis suspeitos envolvidos na ação à delegacia da corporação em Sorocaba e instaurou inquérito para apurar a possível prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação.
De acordo com os documentos apreendidos, e que serão posteriormente analisados, o ouro seria oriundo do Mato Grosso e Pará. O produto foi encaminhado para realização de perícia em laboratório da PF.
O ouro foi descoberto após agentes federais monitorarem a aterrissagem de um avião particular modelo King Air turboélice, no Aeroporto Estadual de Sorocaba. Documentos apreendidos apontam que o material era trazido de Mato Grosso e do Pará.
O avião apreendido é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida da aeronave serão apuradas.