metropoles.com

Oswaldo Eustáquio é condenado a pagar R$ 15 mil por fake news contra Boulos

Decisão foi assinada em 23 de dezembro. Blogueiro compartilhou informações falsas sobre campanha eleitoral do psolista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
logueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, após a determinação de prisão domiciliar e tornozeleira eletrônica
1 de 1 logueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, após a determinação de prisão domiciliar e tornozeleira eletrônica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Justiça Eleitoral condenou o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio a pagar multa de R$ 15 mil por divulgar informações falsas sobre Guilherme Boulos (PSol), candidato à prefeitura de São Paulo em 2020.

As fake news identificadas pela Justiça foram compartilhadas em um vídeo publicado por Oswaldo Eustáquio no dia 11 de novembro.

No material, o blogueiro acusava Boulos de usar empresas fantasmas na produção de vídeos para a campanha eleitoral. O vídeo foi retirado do ar após a Justiça entender que se tratava de uma notícia falsa.

Segundo o portal UOL, que teve acesso à sentença assinada pelo juiz eleitoral Emílio Migliano Neto, a decisão foi publicada no último dia 23 de dezembro.

“Verifica-se que se trata de divulgação de fake news capaz de causar irreparáveis danos à honra do então candidato Boulos perante o eleitorado paulistano”, escreveu o juiz na decisão.

O juiz pontuou, ainda, que a ação de Oswaldo Eustáquio buscou ter um “tom de jornalismo investigativo”, mas acabou disseminando a desinformação, sem observar os “princípios e deveres” da prática jornalística.

Oswaldo Eustáquio está preso no Distrito Federal desde o dia 18 de dezembro. Ele é investigado pelo Superior Tribunal Federal (STF), em inquérito que apura o financiamento e organização de atos antidemocráticos.

3 imagens
 Oswaldo Eustáquio
Oswaldo Eustáquio
1 de 3

Oswaldo Eustáquio também foi expulso na mesma leva

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Oswaldo Eustáquio

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Oswaldo Eustáquio

Hugo Barreto/Metrópoles

Ele cumpria prisão domiciliar, mas foi preso preventivamente após descumprir restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Na última segunda-feira (21/12), ele foi hospitalizado após sofrer um acidente na cela em que estava detido. Oswaldo sofreu fratura em uma vértebra e faz tratamento médico com um especialista em coluna.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?