metropoles.com

Os 5% mais ricos controlam quase 40% da renda nacional, diz estudo

A concentração de renda atinge novo recorde no Brasil, com os 5% mais ricos dominando 39,9% da renda nacional, revela pesquisa da FGV

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem de várias notas de 100 reais sendo manueadas - Metrópoles
1 de 1 Imagem de várias notas de 100 reais sendo manueadas - Metrópoles - Foto: Divulgação

A concentração de renda aumentou no Brasil, mostra levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e divulgado nessa quarta-feira (17/1). O estudo mostra que os 5% mais ricos detinham 39,9% da renda nacional em 2022, mais que os 36,5% aferidos em 2017.

“Enquanto a maioria da população adulta teve um crescimento nominal médio de 33% em sua renda no período de cinco anos, marcado pela pandemia, a variação registrada pelos mais ricos foi de 51%, 67% e 87% nos estratos mais seletos, (entre 5%, 1% e 0,1% mais ricos). Entre os 15 mil milionários que compõe o 0,01% mais rico, o crescimento foi ainda maior: 96%”, revela o estudo.

Entre as evidências mais importantes da análise, se destaca, no período recente, o crescimento da renda dos muito ricos a uma velocidade duas a três vezes maior que a média registrada por 95% dos brasileiros. Como resultado disso, a proporção do bolo apropriada pelos 1% mais rico da sociedade brasileira cresceu de 20,4% para 23,7% entre 2017 e 2022, mais de quatro quintos dessa concentração adicional de renda foi absorvida pelo milésimo mais rico, constituído por 153 mil adultos com renda média mensal de R$ 441 mil em 2022.

“O que, ao que tudo indica, a confirmar-se por estudos complementares, elevou o nível de concentração de renda no topo da pirâmide para um novo recorde histórico, depois de uma década de relativa estabilidade da desigualdade”, afirma a pesquisa.

“Em resumo, ainda é cedo para avaliar se o aumento da concentração de renda no topo é fenômeno estrutural ou conjuntural, mas as evidências reunidas  reforçam a necessidade de revisão das isenções tributárias atualmente concedidas pela legislação e que beneficiam especialmente os mais ricos”, finaliza o texto.

*Com informações da Agência Brasil e da FGV

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?