metropoles.com

Orientanda de Moro diz que cópia em artigo foi “falha não intencional”

Ex-ministro também assinou a obra questionada. Advogado que escreveu artigo original cobra retratação de Moro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ex-juiz Sergio Moro
1 de 1 Ex-juiz Sergio Moro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A advogada Beathrys Ricci Emerich, que assina em coautoria com o ex-ministro Sergio Moro artigo que sofreu acusações de plágio, assumiu o erro em nota divulgada neste sábado (27/06). Segundo ela, trata-se de uma “falha não intencional” a omissão da referência.

O Metrópoles revelou na última sexta-feira (26/06) que um artigo que leva a assinatura de Moro e Beathrys tem trechos idênticos a outro produzido pelo advogado Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos, que ameaçou judicializar o caso como plágio.

Beathrys Ricci Emerich é mestranda na Unicuritiba e disse, na nota, ter ficado responsável pela redação da peça científica. “O artigo foi por mim redigido, bem como pedi escusas ao autor do trabalho, as quais foram aceitas”, escreveu.

Como o Metrópoles revelou na sexta, o artigo coassinado por Moro e Emerich foi publicado em uma revista científica da Unicuritiba e tem ao menos três trechos praticamente idênticos aos do texto publicado por Lemos meses antes em site especializado em notícias e conteúdo jurídico, o ConJur.

“Reconheço a falha não intencional, mesmo porque não havia motivos para não citar o autor, tendo em vista que o trabalho citou mais de 20 outros autores. O artigo foi por mim redigido, bem como pedi escusas ao autor do trabalho, as quais foram aceitas. O Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba já retirou o artigo da revista Relações Internacionais no Mundo Atual. Aproveito o ensejo para pedir sinceras desculpas ao professor Sérgio Moro, bem como à instituição de ensino.”, diz a advogada na nota divulgada neste sábado (27/06) pela assessoria de comunicação do ex-ministro Moro.

5 imagens
Sergio Moro foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro
Sergio Moro já prestou depoimento na PF sobre acusações contra Jair Bolsonaro
Ex-ministro Sergio Moro ao deixar cargo no governo Bolsonaro
Em 2018, Moro anuncia que aceitou cargo no governo Bolsonaro
1 de 5

Ex-juiz Sergio Moro é aposta do Podemos para candidatura ao Planalto

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Sergio Moro foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Sergio Moro já prestou depoimento na PF sobre acusações contra Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Ex-ministro Sergio Moro ao deixar cargo no governo Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Em 2018, Moro anuncia que aceitou cargo no governo Bolsonaro

HENRY MILLEO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Em nova conversa com o Metrópoles, o advogado Marcelo Lemos relatou que recebeu os pedidos de desculpas e os aceitou, mas que ainda espera uma manifestação de Moro.

“Ela [Beathrys] me ligou. Me pediu, humildemente, desculpas e eu as aceitei”, disse ele. “Mas lembrei a ela que o artigo foi feito em coautoria. O doutor Moro não me enviou nenhuma mensagem diretamente com escusas pelo inconveniente”, relatou.

Leia a íntegra da nota da advogada Beathrys Emerich:

Nota de esclarecimento

O artigo era composto por 16 páginas, com 22 referências bibliográficas, e foi por mim redigido como atividade integrante da avaliação da disciplina ministrada pelo Dr. Sérgio Moro. A redação do artigo foi minha e, infelizmente, acabou acontecendo a falha metodológica consistente na ausência de citação do ilustre dr. Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos. Reconheço a falha não intencional, mesmo porque não havia motivos para não citar o autor, tendo em vista que o trabalho citou mais de 20 outros autores. O artigo foi por mim redigido, bem como pedi escusas ao Autor do trabalho, as quais foram aceitas. O Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba já retirou o artigo da revista “Relações Internacionais no Mundo Atual”. Aproveito o ensejo para pedir sinceras desculpas ao professor Sérgio Moro, bem como à instituição de ensino.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?