“Orçamento equilibrado é déficit zero”, afirma ministro Haddad
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano deverá ser apresentado até 31 de agosto deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou em entrevista ao Metrópoles que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 será “equilibrado”.
“Orçamento equilibrado é orçamento equilibrado”, afirmou o ministro. “Estou usando o termo para dizer que o déficit primário é igual a zero. Orçamento equilibrado é déficit zero”.
Veja como foi a entrevista:
O orçamento do próximo ano deverá ser apresentado até 31 de agosto deste ano. de acordo com Haddad, supondo que o Congresso não o aprove, “o relator vai ter que ajustar a peça orçamentaria à luz do que foi acordado”.
Tebet também cita déficit
Na semana passada, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, não descartou a possibilidade de déficit nas contas públicas em 2024. A equipe econômica tem como meta zerar o déficit no próximo ano, o primeiro que terá orçamento elaborado pelo atual governo. Para tanto, será necessário elevar a previsão de receitas.
A ministra disse que a área econômica tem “cartas na manga” para tentar chegar ao objetivo, mas o governo precisa ser “realista”.
O resultado é perseguido por intermédio do novo marco fiscal, medida que substituirá o teto de gastos. A proposta está em discussão no Congresso, que deve concluir sua votação em agosto.