metropoles.com

Oposição vai acionar TSE contra Bolsonaro após discurso sobre eleições

Presidente voltou a desacreditar urnas eletrônicas e atacar ministros em evento transmitido por TV pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clauber Cleber Caetano/PR
Jair Bolsonaro em apresentação para embaixadores
1 de 1 Jair Bolsonaro em apresentação para embaixadores - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Parlamentares da oposição anunciaram medidas contra o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) a embaixadores nesta segunda-feira (18/7). O chefe do Executivo federal voltou a duvidar das urnas eletrônicas, além de atacar ministros e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O líder da oposição no Senado Federal, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que vai encaminhar ação ao TSE para que Bolsonaro seja condenado por propaganda irregular, na condição de pré-candidato, e que o Partido Liberal (PL), sigla da qual o presidente faz parte, divulgue errata desmentindo as falas proferidas em TVs públicas.

Já o líder da minoria na Câmara dos Deputados Alencar Santana Braga (PT-SP) anunciou que, junto a outros líderes de partidos da oposição, vai “denunciar Bolsonaro pelo crime que cometeu ao chamar embaixadores de outras nações para atacar e desacreditar o sistema eleitoral brasileiro”.

A reunião com estrangeiros foi realizada no Palácio da Alvorada e contou com a estrutura do governo para ser divulgada. Na ocasião, o chefe do Palácio do Planalto repetiu argumentos já desmentidos por órgãos oficiais e reiterou que as eleições deste ano devem ser “limpas” e “transparentes”.

Mais uma vez, Bolsonaro não apresentou provas contra o sistema eleitoral. No evento com diplomatas, o presidente também criticou os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o chefe do Palácio do Planalto, os três magistrados querem trazer “instabilidade” para o país.

Fachin, presidente do TSE, reagiu com duras críticas à apresentação. Ao abrir um evento virtual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não citou o nome de Bolsonaro, mas referiu-se ao presidente ao dizer que “criam-se, nesse caminho de desinformação, encenações interligadas, como, aliás, está a assistir hoje o próprio país”.

Para o ministro, “há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade importante dentro de um país democrático, e é muito grave a acusação de fraude a uma instituição, mais uma vez, sem apresentar provas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?