Oposição se encontra nesta segunda para discutir sucessor de Lira
Elmar Nascimento (Uniã-BA), Antonio Brito (PSD-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB) são os principais nomes para presidência da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irão se reunir nesta segunda-feira (9/9) para discutir o apoio a algum dos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, ocupada atualmente por Arthur Lira (PP-AL).
Os líderes Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) são os principais nomes à sucessão de Lira e buscam apoio da oposição para viabilizar a candidatura.
Só o PL, partido de Jair Bolsonaro, tem 92 votos na Câmara e é a maior bancada da Casa Legislativa.
A expectativa é de que os deputados Filipe Barros (PL-PR), Bia Kicis (PL-DF), Carol De Toni (PL-SC) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) participem da reunião desta segunda.
Projeção de Hugo Motta
O líder do Republicanos se encontrou com o presidente Lula e o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) para conseguir o aval dos dois espectros políticos para a campanha dele na Câmara dos Deputados.
Jair Bolsonaro deu o “ok” à campanha de Motta e sinalizou o apoio dele ao nome do líder do Republicanos a oposição da Casa Legislativa.
No entanto, o nome de Motta não é unanimidade dentro da oposição, visto que alguns deputados caracterizam ele como “governista”, visto a proximidade dele com temas do governo Lula.
Para a oposição, a pauta defendida por Motta será importante para definir o apoio ou não a ele para sucessão de Artur Lira. Os deputados do PL tem travado uma briga com o Supremo Tribunal Federal (STF) em decorrência das decisões do ministro Alexandre de Moraes aos manifestantes que participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e também a respeito da situação da rede social X no Brasil, o posicionamento do líder do Republicanos nestes temas será definidor.