metropoles.com

Oposição quer investigação contra Barroso após falas sobre bolsonarismo

Após ser vaiado em um evento da UNE, Barroso afirmou que o grupo estava “reproduzindo o bolsonarismo”. Parlamentares do PL querem apuração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, fala à imprensa durante velório do jurista Sepúlveda Pertence -metrópoles
1 de 1 Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, fala à imprensa durante velório do jurista Sepúlveda Pertence -metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Parlamentares da oposição apresentam, na quarta-feira (19/7), um pedido de investigação contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo se queixa das falas contra bolsonaristas promovidas por Barroso em um evento da União Nacional dos Estudantes (UNE) na última semana.

Barroso foi vaiado durante discurso no evento e, apesar de declarar que o direito à manifestação é sagrado, ele afirmou que o grupo estava “reproduzindo o bolsonarismo”.

Ele comparou a “resistência” dos estudantes à censura da ditadura militar (1964-1985) e disse que também venceria esse desafio. “Nós derrotamos a censura, a tortura e o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, ressaltou o ministro do STF (clique aqui para ver o vídeo).

O pedido de investigação será apresentado pelo senador Jorge Seif (PL-SC) e pelo deputado Carlos Jordy (PL-RJ) — líder da oposição na Câmara.

De acordo com os parlamentares, as declarações de Barroso ferem a lei 1079/50, que dispõe sobre crimes de responsabilidade.

Pedido de impeachment

Em novembro de 2022, um grupo de senadores anunciou o envio de um pedido de impeachment contra Barroso. Os senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Eduardo Girão (Podemos-CE), Plínio Valério (PSDB-AM), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) enviaram o texto à Presidência da Casa Alta.

Segundo a Constituição, é atribuição do Senado Federal processar e julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade. No entanto, a Câmara dos Deputados precisa autorizar a instauração do processo, o que demanda o apoio de 342 deputados. Para que o processo se concretize, precisam votar a favor 54 senadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?