Oposição critica Lula após móveis “perdidos” serem achados no Alvorada
No início do governo, Lula acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro e a esposa, Michelle, de “levarem” móveis do Palácio da Alvorada
atualizado
Compartilhar notícia
Parlamentares de oposição estã reagindo à informação de que os 261 móveis supostamente “perdidos” do Palácio da Alvorada durante a gestão Bolsonaro foram encontrados. No início do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que Jair e Michelle Bolsonaro deixaram o palácio sem móveis como camas, causando uma troca de farpas.
Após a notícia de que não houve o sumiço, parlamentares de oposição ao governo estão indo às redes sociais para criticar o Palácio do Planalto. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) condenou a compra de novos itens para mobiliar a residência oficial.
“[Lula e Janja] Moraram por mais de um mês em hotel de luxo e depois gastaram um dinheirão com móveis de luxo justificando que haviam sumido móveis do Palácio”, criticou ela em uma publicação no X (antigo Twitter).
A suposta perda dos móveis do Alvorada justificou compras de mais de R$ 250 mil em novos itens para o local. Além disso, o presidente Lula ficou um período morando em um hotel no centro de Brasília antes de se mudar para o palácio.
A deputada federal Carol de Toni (PL-SC) endossou a crítica de Damares: “A falsa acusação veio à tona e ficou provado que tudo não passava de uma cortina de fumaça para torrar o dinheiro do pagador de impostos”, disse.
O vereador do Rio de Janeiro e filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), ironizou a notícia, sugerindo que o presidente seja incluído no inquérito das fake news, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja a repercussão:
Agora finalmente vai pro inquérito após mentir tanto. https://t.co/YjBY34lJ9P
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) March 20, 2024
O desonesto Lula mentiu!
Acusou @jairbolsonaro para poder gastar o dinheiro dos brasileiros comprando móveis de luxo para sua majestade real.“Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!” pic.twitter.com/wm7HqEyJzc
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) March 20, 2024
O casal Lula correu para a imprensa no início do ano passado para denunciar o sumiço de móveis do Alvorada. Fizeram sérias acusações a @jairbolsonaro e Michelle Bolsonaro.
Pois, pasmem, os móveis foram encontrados como que por um milagre. E só soubemos porque a Folha de São…
— Damares Alves (@DamaresAlves) March 20, 2024
Os móveis do Palácio da Alvorada, que estavam desaparecidos, “milagrosamente” são encontrados e cai por terra mais uma das mentiras de Lula.
Injustamente, Lula e sua senhora acusaram a Michelle e o presidente Bolsonaro sugerindo que eles “levaram tudo” do Palácio. ⤵️ pic.twitter.com/njQoXdCUqx
— Carol De Toni (@CarolDeToni) March 20, 2024
Mentiras e móveis de luxo sem licitação. Essa era a cara original? https://t.co/6eLbooIDsN pic.twitter.com/YPwO89J7ZY
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 20, 2024
Vocês acham que já é suficientemente absurdo? Pois piora: em nota oficial, mesmo depois de encontrar os móveis, a presidência ainda defende os gastos inadmissíveis.
Lembrando que, em fevereiro de 2023, a deputada Carla Zambelli, junto ao deputado @coronel_meira, apresentaram… pic.twitter.com/4qs82zIebG
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) March 20, 2024
O governo informou em nota nesta quarta-feira que os móveis sumidos estavam em “ambientes diversos” no Alvorada e que “os bens adquiridos [por Lula] passaram a integrar o patrimônio da União e serão utilizados pelos futuros chefes de Estado que lá residirem”. O órgão diz ainda ter ocorrido “descaso com onde estavam esses móveis sendo necessário um esforço para localizá-los todos novamente”.
A informação sobre o governo ter encontrado os móveis foi noticiada inicialmente pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Metrópoles.