metropoles.com

Operadoras são notificadas para novo bloqueio e X explica “volta”

Rede social ficou acessível para alguns usuários no Brasil nesta quarta-feira (18/9), mesmo com ordem de suspensão por parte do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metropoles @weyalves_
Imagem colorida de projeção do X
1 de 1 Imagem colorida de projeção do X - Foto: <p>Wey Alves/Metropoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu, nesta quarta-feira (18/9), uma nova notificação de bloqueio do X (antigo Twitter) para empresas de telecomunicações. A rede social começou a funcionar novamente para alguns usuários, mesmo com a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Houve uma mudança do IP (tipo de endereço virtual) da rede social no Brasil, que passou a ser rotativo, e não mais fixo, o que dificultou o bloqueio por parte das operadoras. Isso possibilitou um “drible” na restrição de acesso.

A informação da nova ordem de bloqueio partiu da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), conforme noticiou a Folha de S. Paulo. No entanto, não houve pronunciamento da Anatel a respeito da medida.

Conselheiro da Abrint, Basilio Perez explicou que a determinação é para bloqueios de IPs específicos do X. Isto deve ser feito e, em seguida, um monitoramento deve identificar se a medida não provocou instabilidades em outros acessos.

As empresas de telecomunicações devem cumprir a ordem no prazo de 24 horas e as mesmas começaram a ser notificadas no fim da tarde desta quarta.

X explica “volta” no Brasil

O X usou o próprio perfil de relações governamentais para se pronunciar sobre o assunto. Na postagem, publicada nesta quarta, a plataforma relatou uma mudança de servidores. Eles argumentaram que, com a suspensão do X no Brasil, a equipe ficou sem a estrutura requisitada para manter a oferta dos serviços na América Latina, então, houve a alteração.

“A mudança resultou em uma restauração de serviço inadvertida e temporária para os usuários brasileiros”, destacou a empresa. “Apesar de esperar que a plataforma volte a ficar inacessível de novo rapidamente, nós continuamos nossos esforços com o governo brasileiro para retornar muito em breve à população do Brasil.”

A suspensão do X foi definida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes em 28 de agosto deste ano. A ordem veio após o X desrespeitar decisão judicial de Moraes e não indicar um representante oficial no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?