metropoles.com

Operações levam pânico a moradores de favelas do Rio

Na Maré, um adolescente de 14 anos foi alvejado na barriga dentro do Ciep Operário Vicente Mariano e levado para o Hospital Getúlio Vargas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Foto ilustrativa
Pistol muzzle
1 de 1 Pistol muzzle - Foto: iStock/Foto ilustrativa

Duas operações policiais resultaram em confrontos violentos nesta quarta-feira (20/6) no Rio de Janeiro. Nos morro vizinhos do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, entre Copacabana e Ipanema, um confronto entre PMs e traficantes foi registrado desde a manhã.

No Complexo da Maré, na zona norte, moradores denunciaram que policiais num helicóptero blindado dispararam para baixo indiscriminadamente. A operação reúne agentes da Polícia Civil e tem apoio de militares do Exército. Até o momento são seis mortos na operação da Maré.

Policiais da UPP Pavão-Pavãozinho desencadearam a operação junto com o Grupamento de Intervenções Táticas da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) contra o tráfico. De acordo com a PM, traficantes atiraram contra os policiais, dando início ao conflito.

Dois homens que seriam traficantes feridos foram socorridos ao Hospital Municipal Miguel Couto, dois outros foram presos e uma pistola, apreendida. A ação ainda não acabou. A UPP foi instalada nas comunidades em dezembro de 2009, contendo a violência por um período, mas recentemente os tiroteios voltaram

Na Maré, um adolescente de 14 anos foi alvejado na barriga dentro do Ciep Operário Vicente Mariano, e levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Também há relatos de traficantes mortos. O Estado pediu informações tanto à Polícia Civil quanto ao Gabinete de Intervenção Federal. A polícia não respondeu ainda. Os militares informaram que apenas apoiaram o deslocamento dos policiais, e que não respondem pela operação.

Na página de comunicação comunitária Maré Vive, no Facebook, moradores da Maré trocam informações sobre a quarta-feira tensa. Foram registrados disparos nas comunidades Vila do Pinheiro, Vila do João e Conjunto Esperança, segundo eles. O Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro também fazem parte do raio de ação, segundo o Maré Vive.

“Cuidado especial pra quem mora em casa de telha. Muitos tiros de cima”, escreveu um morador. “Olha aí o blindado aéreo dando tiro indiscriminadamente.”, diz outra mensagem. “Várias crianças na escola, pessoas assistindo ao jogo da Copa e vocês nessa aí de dar tiro de cima” – foi outra crítica.

Os moradores relataram que estão sendo orientados pela polícia a ficar em casa por conta dos tiros, e que o clima é de muita tensão.

(Com informações das agências Estado e Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?