metropoles.com

Operação Rizoma: Milton Lyra se entrega à PF, diz defesa

Empresário é suspeito de estar envolvido em fraudes no caso Postalis e no Serprosteve

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Lyra 2
1 de 1 Lyra 2 - Foto: Reprodução/Facebook

A defesa do empresário Milton Lyra – apontado pela Polícia Federal como lobista do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em um bilionário esquema de fraudes com recursos de fundos de pensão – informou que ele se apresentou “voluntariamente” à Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Lyra teve a prisão temporária decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal no Rio de Janeiro, no âmbito da Operação Rizoma, responsável por investigar fraudes no Postalis e no Serpros.

O lobista seria o elo do senador Renan Calheiros (MDB-AL) com o Postalis. O político nega estar ligado ao suposto esquema.

Nesta quinta-feira (12/4), a PF foi à residência de Lyra, em Brasília, mas ele não estava. No final da tarde, os advogados do empresário divulgaram nota comunicando sua apresentação “voluntária” à Polícia Federal no Rio, base da Operação Rizoma, “a fim de cumprir a ordem expedida pela Justiça”.

A operação foi deflagrada por ordem do juiz Marcelo Bretas. O magistrado decretou a prisão de 10 investigados e buscas em 21 endereços. “Atualmente, muitas pessoas buscam investir em um fundo complementar de aposentadoria a fim de garantir uma velhice digna, com aposentadoria satisfatória. Contudo, os desvios de numerário dos fundos de pensão geram um déficit nas contas do fundo, o que obriga aos trabalhadores a realizarem contribuições extraordinárias para cobrir o rombo”, pontua Bretas.

Milton Lyra também é apontado como personagem importante na estrutura da suposta organização que desviava recursos dos fundos de pensão. Segundo a defesa do empresário, ele “jamais participou de transações envolvendo o fundo Postalis”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?