Itamaraty já repatriou 1.105 brasileiros do Líbano e 13 pets
Quinto voo de repatriação de brasileiros do Líbano tem previsão para pouso no Brasil na manhã desta segunda-feira (14/10)
atualizado
Compartilhar notícia
A Operação Raízes do Cedro, do governo federal, para repatriação de brasileiros do Líbano, já retirou 1.105 pessoas e 13 animais de estimação das áreas de conflito. O número foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.
O quinto voo de repatriação deixou Beirute, capital do Líbano, neste domingo (13/10), com 220 passageiros, sendo 10 crianças de colo. A previsão é de que a aeronave pouse na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, na manhã de segunda-feira (14/10).
Atuam na operação os ministérios da Saúde; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal. A iniciativa é dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa.
A aeronave levou ao país do Oriente Médio 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos diversos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano (UpL). Os repatriados deixam o Líbano a bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Itamaraty contabiliza aproximadamente 3 mil brasileiros que desejam deixar o Líbano, diante do aumento das operações militares das Forças Armadas de Israel.
A ofensiva israelense afetou diversas regiões do Líbano. Segundo o Ministério da Saúde do país, 22 pessoas morreram e outras 117 ficaram feridas, até o momento.
O Exército de Israel intensificou a ofensiva contra o Hezbollah, presente no Líbano, em setembro, com bombardeios no sul do país e também em Beirute, capital do país.