metropoles.com

Operação policial tem como alvo suspeitos de ataques ao Ibama e à PF

Empresário suspeito de garimpo ilegal teria pagado R$ 5 mil para comparsas realizarem atentados contra o Ibama e a PF em setembro de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF
operacao mae de ouro garimpo ilegal ibama pf
1 de 1 operacao mae de ouro garimpo ilegal ibama pf - Foto: PF

Goiânia – A Polícia Federal cumpre oito mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Goiânia (GO) e Boa Vista (RR), na manhã desta terça-feira (29/3).

Batizada de Mães de Ouro, a operação tem como objetivo prender envolvidos em ataques ao Ibama e à própria Polícia Federal, em setembro do ano passado.

O nome da operação é uma alusão à personagem do folclore brasileiro que protege jazidas de ouro.

Segundo a PF, os atentados ocorreram em 7 e 12 de setembro. No primeiro, houve a destruição de um veículo do Ibama. Já no segundo, houve a invasão da Superintendência da Polícia Federal em Roraima e tentativa de atear fogo em um helicóptero do Ibama.

Garimpo ilegal

As investigações apontam que os crimes foram uma represália a uma operação de combate ao garimpo ilegal em áreas indígenas em Roraima, entre agosto e setembro do ano passado, a Operação Yanomami. Os investigados têm relação com o garimpo ilegal.

De acordo com a PF, foram identificados pelo menos sete suspeitos de ter relação com os atentados. Um deles é um empresário suspeito de extração ilegal de ouro em terras indígenas e o presidente de uma associação de garimpeiros em Roraima.

Os investigadores suspeitam que o empresário pagou R$ 5 mil de incentivo para o cometimento dos crimes contra o Ibama. A associação teria sido usada como ponto de encontro para planejar os ataques.

Esse empresário já tinha sido alvo da Operação Yanomami. Na época foram apreendidos seis helicópteros do empresário e três pessoas ligadas a empresa foram presas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?