metropoles.com

Operação na Amazônia desativa 50 embarcações de garimpo ilegal

Ação conjunta nomeada Operação Cayaripelos II apreendeu itens relacionados à caça, pesca e garimpo ilegal na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ibama/Reprodução
imagem colorida mostra agentes do ibama usando roupas militares verdes com colete a prova de balas em frente a rio onde balsa de garimpo ilegal queima - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra agentes do ibama usando roupas militares verdes com colete a prova de balas em frente a rio onde balsa de garimpo ilegal queima - Metrópoles - Foto: Ibama/Reprodução

A Operação Cayaripelos II desativou, no último mês, 50 embarcações relacionadas ao garimpo ilegal na terra indígena Vale do Javari (AM). A ação conjunta foi feita pela Polícia Federal (PF) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), às Forças Armadas e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Foram 22 embarcações destruídas e seis inutilizadas pelos agentes desde 14 de julho. Outras 22 balsas-dragas foram afundadas pelos próprios garimpeiros, de acordo com o Ibama.

O Vale do Javari está na região da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. A fiscalização percorreu os rios Puretê e Jandiatuba, no Amazonas.

As balsas-draga são usadas para extrair ouro de forma clandestina nos rios. “As dragas varrem o leito do rio liberando mercúrio durante o processo – metal pesado utilizado para separar o ouro de sedimentos extremamente tóxico para saúde humana”, ressalta o Ibama.

Estas embarcações teriam gerado lucro de R$ 23 milhões por mês para o garimpo ilegal, de acordo com as Forças Armadas. O prejuízo estimado pela operação é de R$ 100 milhões.

Além das embarcações, a operação também apreendeu ouro, balanças de precisão, motosserras, espingardas, munições calibre 16, baterias, celulares e 644g de mercúrio. Além disso, itens relacionados à caça e pesca ilegal: 223 ovos de tartaruga e 5kg de carne de macaco-prego foram apreendidos, redes de pesca irregulares foram destruídas e três mutuns e oito tartarugas foram devolvidas à natureza.‌

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?