metropoles.com

Operação investiga empresas acusadas de fraudar merenda escolar no RJ

Com operação deflagrada nesta sexta-feira (26/06), 64 mandados de busca e apreensão e prisão temporária foram cumpridos no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
OP-RIO
1 de 1 OP-RIO - Foto: JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Operação Prandium, que investiga empresários acusados de fraudes na compra de merenda e equipamentos para escolas estaduais no Rio de Janeiro, foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (26/06). Foram 64 mandados de busca e apreensão e prisão temporária cumpridos na cidade do Rio e na Baixada Fluminense.

Comandada pelo Ministério Público Estadual (MPRJ), e deflagrada pelo 20º Departamento de Polícia, a investigação descobriu 10 empresas envolvidas nas fraudes, que podem ter recebido até R$ 50 milhões dos cofres do estado. A 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca da Capital que autorizou os mandados expedidos.

O empresário Mauro Della Vieira Braga, dono da Fox Comércio e Prestação de Serviços, foi preso durante operação (foto em destaque). A empresa foi aberta em 2014 com sede em Nilópolis. As investigações iniciaram há cinco meses e buscam pela organização criminosa acusada de superfaturar os preços dos produtos comprados por empresas de “laranjas”.

Segundo o delegado responsável pelo caso, André Neves, os empresários pagavam propinas a diretores das escolas para efetuar as compras. O grupo também agiu no período de suspensão das aulas por conta do novo coronavírus, na compra e distribuição de cestas básicas aos alunos.

Em nota, a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) disse que os diretores investigados vão ser afastados dos cargos. “A Secretaria de Estado de Educação esclarece que apenas repassa a verba para a compra de alimentos para as escolas e que a escolha de fornecedor e compra de alimentos é feita pelas direções das unidades. Vale destacar que os diretores não são escolhidos pela Secretaria. Eles são eleitos pela própria comunidade escolar”, defendeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?