Operação investiga desvio de recursos da saúde e educação no Piauí
A PF cumpriu, nesta quinta-feira (24/8), no Piauí, sete mandados de busca e apreensão contra os investigados na operação Varredura
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (24/8), no interior do Piauí, sete mandados de busca e apreensão contra os investigados de desviar recursos públicos da saúde e educação na Prefeitura de Porto.
A operação Varredura investiga a suspeita de manipulação ilegal de licitações relacionadas a contratação de serviço de limpeza urbana e terceirização de funcionários pela gestão municipal.
De acordo com a PF, documentos identificaram a existência de indícios de fraude, além do direcionamento de contratações em benefício da empresa que ganhou as licitações. Cerca de 30 policiais federais participaram da operação nas cidades de Teresina e Porto.
Limpeza pública em cidade do Piauí
Uma série de irregularidades também foram encontradas em contratos e aditivos da prefeitura para prestação de serviços de limpeza pública e coleta de lixo, no valor inicial de R$ 690 mil, e a contratação de funcionários, em R$ 3,3 milhões.
Todo o processo foi pago com recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Os crimes investigados são de fraude à licitação na modalidade frustração do caráter competitivo, crime de responsabilidade, falsidade ideológica e uso de documento falso. A PF pretende coletar provas e identificar outros servidores envolvidos no esquema de desvio de recursos da saúde e educação.