metropoles.com

Operação Greenfield acusa 12 de fraudes em fundos de pensão

Além de funcionários de Petros e Postalis, 3 bancos e uma corretora foram acionados. Gestores teriam agido com “displicência proposital”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Benassatto/ Estadão Conteúdo
23ª FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO EM SP.
1 de 1 23ª FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO EM SP. - Foto: Leonardo Benassatto/ Estadão Conteúdo

A força-tarefa de procuradores da Operação Greenfield acionou 12 pessoas na Justiça por cometerem improbidade administrativa. Os bancos Santander, Finaxis, Trendbank e a corretora Planner também responderão por alegado prejuízo milionário provocado aos fundos de pensão Petros e Postalis.

A acusação refere-se a contribuições realizadas no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Trendbank, que teriam incluído atos fraudulentos, desvio de recursos e emissão de duplicatas simuladas. O investimento feriu as normas e políticas dos fundos e acarretou “prejuízo aos planos de benefícios e seus participantes”.

A força-tarefa do Ministério Público constatou que, em poucos anos, os ativos se dissiparam quase totalmente. As manobras foram viabilizadas a partir da participação concorrente de diretores das instituições financeiras responsáveis pela administração – Finaxis, Planner – e pela custódia do FIDC – o Santander. Enquanto isso, gerando conflito de interesses, a Trendbank Fomento, como gestora do fundo, acumulou funções que seriam de outros agentes.

A Tredbank avaliou, selecionou, guardou e cobrou os direitos creditórios adquiridos pelo FIDC, permitindo, por exemplo, a aquisição de créditos cedidos por empresas fantasmas ou em recuperação judicial. O fundo servia “apenas como um meio para o desvio de recurso dos cotistas”, alegam os procuradores. Teria havido “displicência proposital” dos gestores, segundo a ação.

Os procuradores pedem mais de R$ 560 milhões, a título de ressarcimento. O valor equivale ao triplo dos danos causados no esquema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?