metropoles.com

Operação em SP resgata 25 bolivianos em situação análoga à escravidão

Imigrantes serão indenizados; eles foram encontrados na cidade de Indaiatuba em ação conjunta que envolveu órgãos federais e estaduais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/DPU
Fábrica ilegal de roupas em Indaiatuba
1 de 1 Fábrica ilegal de roupas em Indaiatuba - Foto: Reprodução/DPU

São Paulo – Operação de órgãos federais e estaduais resgatou 25 bolivianos de situação análoga à escravidão na última terça-feira (28/6) na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

O grupo de imigrantes trabalhava na confecção de peças de roupa. O local de trabalho também servia como moradia para parte do grupo e seus familiares. Nenhum deles tinha vínculo empregatício formal, e o salário era de R$ 0,65 por cada peça que costuravam.

O responsável pela linha de produção irregular e o comprador das peças fabricadas pelos bolivianos assinaram um termo de ajuste de conduta com a DPU e com o MPT. Os trabalhadores vão ganhar um registro retroativo dos contratos de trabalho.

Além disso, os bolivianos serão indenizados por danos morais. Para voltar a funcionar, a fábrica de roupas precisará se adequar legalmente às leis trabalhistas do Brasil.

A ação contou com a participação Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Trabalho (MPT), Inspeção do Trabalho (Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho e Previdência) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?