metropoles.com

Operação diplomática vai resgatar 330 brasileiros fora do país

São turistas que tiveram seus voos de volta ao Brasil cancelados e pessoas que perderam emprego e moradia no exterior por conta da pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Ministério das Relações Exteriores fretou um voo para a repatriação de cerca de 330 cidadãos brasileiros que estão no exterior e se viram impedidos de retornar ao país em decorrência do novo coronavírus. O avião sai de Londres, na Inglaterra, com destino a Guarulhos (SP), parando em outras cidades do Reino Unido e em Paris, na França, onde recolherá cidadãos que estavam na França, na Bélgica e na Suíça. As informações são da BBC News.

Os brasileiros a serem resgatados se dividem em dois grandes grupos. O primeiro é formado por turistas que tiveram seus voos de volta ao país cancelados em meio à pandemia.

O segundo grupo reúne brasileiros que já viviam no exterior, porém perderam emprego e moradia após a disseminação da doença.

O Itamaraty criou um grupo especial para fazer o mapeamento de cidadãos em situação de vulnerabilidade, além de dialogar com outros países para solicitar eventuais aberturas de espaço aéreo e assim, realizar o transporte dessas pessoas.

“Existe uma política de repatriação de brasileiros em condição de necessidade. São pessoas que se veem em dificuldades financeiras, sem possibilidade de retornar”, disse um porta-voz do Consulado-Geral do Brasil. Outros voos de Estado – como são chamados – já buscaram cidadãos em países como Peru, Equador, Índia e Marrocos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?