Operação destrói acampamentos de invasores em terra indígena no Pará
Ação contou com a participação de agentes do Ibama, da Funai e da Força Nacional dentro da terra indígena no Pará
atualizado
Compartilhar notícia
Uma operação destruiu 15 acampamentos que serviam como base de apoio para invasores na Terra Indígena Trincheira/Bacajá, no Pará, na última sexta-feira (14/7). O local tinha como objetivo dificultar ações de fiscalização dos órgãos federais.
A operação contou com o apoio de agentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional.
Segundo o Ibama, as terras indígenas da região de São Félix do Xingu são alvo frequente de atividades ilegais, como pecuária, grilagem de terra, garimpo ilegal e caça.
“Os danos socioambientais causados pelos criminosos também colocam em risco a população indígena por meio de doenças, poluição dos rios, comprometimento de recursos alimentares com a caça predatória e por meio do uso de agrotóxicos no cultivo relacionado à pecuária, além de outros fatores”, informou o Ibama.
O órgão de fiscalização ambiental destacou ainda que todas as áreas desmatadas ilegalmente nas terras indígenas de São Félix do Xingu foram embargadas.