Operação De Volta aos Trilhos prende dois por desvios de R$ 20 milhões
Ação aponta como principais suspeitos o filho de um ex-presidente da Valec, Jader Ferreira das Neves, e o advogado Leandro de Melo Ribeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (25/5) os dois alvos da Operação De Volta aos Trilhos — investigação sobre desvios de R$ 20 milhões nas obras da Ferrovia Norte-Sul. Segundo informou a Procuradoria da República, foram localizados Jader Ferreira das Neves e Leandro de Melo Ribeiro, suposto laranja do grupo sob suspeita.
Os mandados de prisão foram decretados a pedido do procurador da República Helio Telho, do Núcleo de Combate à Corrupção, braço do Ministério Público Federal em Goiás.
Jader é filho de José Francisco das Neves, o “Juquinha”, ex-presidente da Valec, estatal responsável pelo empreendimento marcado por fraudes. Pai e filho já estão condenados, respectivamente, a 10 anos e a sete anos de prisão no âmbito da Operação Trem Pagador — precursora da missão De Volta aos Trilhos —, que em 2012 desmontou esquema de cartel, licitações marcadas, peculato e corrupção na Norte-Sul.Nesta quinta, a PF deflagrou a nova fase da investigação que se baseia em delações premiadas de executivos das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Eles confessaram o pagamento de propinas a “Juquinha”.
De Volta aos Trilhos aponta como principais suspeitos o filho de “Juquinha”, Jader Ferreira das Neves, e o advogado Leandro de Melo Ribeiro.
“Juquinha” e seu filho são investigados agora por suposta lavagem de dinheiro oriundo de propina, “mantendo oculto parte do patrimônio amealhado”. Ribeiro, segundo o Ministério Público Federal, seria o “laranja” de “Juquinha” e Jader, auxiliando-os a dissimularem bens adquiridos com recursos ilícitos.
A reportagem não localizou a defesa dos acusados na Operação De Volta aos Trilhos.