Operação da PF destrói máquinas usadas em áreas de garimpo ilegal no Pará
A PF informou que, apenas nos últimos seis meses, o dano ambiental causado pelo garimpo ilegal na região chegou a quase R$ 8 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) realizou a Operação Bezerro de Ouro II, nesta segunda-feira (28/9), que combate o garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, no Pará. Foram destruídas 20 máquinas usadas para a atividade, entre elas carregadeiras e tratores.
A PF informou que, apenas nos últimos seis meses, o dano ambiental causado pelo garimpo ilegal na região chegou a quase R$ 8 milhões. A polícia identificou três grandes áreas de garimpo mapeadas dentro da Terra Indígena de Munduruku, e os agentes usaram helicóptero para chegar ao local.
Foram apreendidos também ouro, mercúrio, celulares e documentos durante a operação, no contexto da Operação Verde Brasil 2, que atua diretamente na proteção e preservação da Amazônia e de outros biomas.
A primeira etapa da Bezerro de Ouro foi realizada no início de agosto e desarticulou um grupo que atuava na extração ilícita de ouro no mesmo lugar.