metropoles.com

Operação da PF destrói mais de 220 dragas de garimpo ilegal

Dragas foram destruídas na calha do Rio Madeira, no Amazonas, em ação conjunta da Funai, PF e Ibama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael/Funai
Imagem colorida, agentes da Pf em atividade na Operação Prensa, com intuito de destruir dragas de garimpo ilegal
1 de 1 Imagem colorida, agentes da Pf em atividade na Operação Prensa, com intuito de destruir dragas de garimpo ilegal - Foto: Rafael/Funai

A Polícia Federal realiza uma força operacional para proteger 15 mil indígenas no Amazonas. Nesta semana, 223 dragas de garimpos ilegais foram destruídas na calha do Rio Madeira, no Amazonas. A Operação Prensa conta com ação conjunta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A operação tem como objetivo proteger os territórios Arary, Cunhã Sapucaia, Lago do Limão, Setemã, Igarapé Açú e Kawa, de acordo com a Funai. Ao menos 30 dragas estavam em terras indígenas, entre as balsas destruídas no Rio Madeira e seus afluentes, Rio Aripuanã e Rio Manicoré.

“A prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos na região”, diz a PF

As expectativas dos agentes são de superar a operação “Draga Zero”, que destruiu 302 balsas de garimpo ilegal na mesma região, ano passado. De acordo com a PF, a ação é por tempo indeterminado. 

“Os criminosos invadem as terras indígenas e levam álcool e drogas para as aldeias, o que causa a desestruturação social e cultural dos povos indígenas. Também há denúncias de assédio praticadas pelos garimpeiros contra jovens indígenas”, salientou a Funai. 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?