Operação da PF desmonta migração ilegal da Guiana. Veja fotos e vídeo
Operação Open Border tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na promoção de migração ilegal
atualizado
Compartilhar notícia
A Policia Federal conduziu, nesta terça-feira (30/11), a operação Open Border, com o objetivo de desmontar uma organização criminosa especializada na promoção de migração ilegal em território brasileiro. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.
Dois deles foram na cidade de Bonfim, fronteira com a Guiana, e sete em Boa Vista, todos expedidos pela 4ª Vara Federal criminal da Seção Judiciária de Roraima.
O início da investigação aconteceu após a prisão, em flagrante, de dois suspeitos que entraram em território brasileiro de forma ilegal com 21 migrantes em uma van. O grupo atuava na fronteira do Brasil com Guiana e teria feito a travessia de centenas de estrangeiros enquanto cobrava valores altos, em dólar.
Segundo as investigações, a operação dos suspeitos contava com a participação de motoristas, caseiros, olheiros e barqueiros, que garantiriam a chegada das vítimas em Manaus.
Depois que cruzaram a fronteira, os migrantes continuavam na mata até serem abordados pelos agentes responsáveis pela travessia. O esquema também utilizava hotéis e pousadas que hospedavam os migrantes dispensando a apresentação de documentação, tanto no Brasil como na Guiana. De acordo com a investigação, o grupo criminoso também teria relacionamentos em outros países, como na República Dominicana.
As investigações seguem em andamento.
Confira o vídeo da operação: