metropoles.com

Operação da PF combate facção suspeita de matar agentes públicos

Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo a corporação, matou dois agentes penitenciários federais em menos de um ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
PCC
1 de 1 PCC - Foto: Divulgação

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte cumpre 14 mandados nesta quarta-feira (19/7) durante a Operação Força e União. As ações ocorrem em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Mossoró (RN). Dos mandados, oito são de busca e apreensão — quatro no Rio e quatro na capital paulista. Além disso, há outros cinco de prisão — um em Mossoró (RN) e quatro em São Paulo — e um de condução coercitiva na capital fluminense.

A meta é desarticular o “movimento arquitetado em unidades prisionais federais” que planejava o assassinato de agentes públicos, em resposta ao regime rígido aplicado dentro dos presídios federais. Segundo a PF, o Primeiro Comando da Capital (PCC) costuma apelidar o regime de opressão, do qual queria se vingar.

O levantamento da PF apontou que a facção criminosa PCC assassinou dois agentes penitenciários federais em menos de um ano em Cascavel, no Paraná, e em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Durante as investigações de um dos homicídios, a PF descobriu que a facção ainda planejava a execução de dois agentes por unidade prisional.

Planejamento
A apuração do segundo assassinato levou a Polícia Federal a São Paulo, onde integrantes do PCC faziam planejamento há dois anos, realizando coleta de dados, preparando a ação e contando, inclusive, com a participação de pessoas próximas da vítima.

Os alvos da facção eram escolhidos sem pessoalidade, mas de acordo com a vulnerabilidade, de modo que o assassinato ocorresse sem que fossem deixados indícios de quem matou.

Ao todo, participam da operação de hoje 30 policiais federais, que cumprem oito mandados de busca e apreensão — quatro no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo —, um mandado de condução coercitiva no Rio de Janeiro e cinco mandados de prisão preventiva — quatro em São Paulo e um em Mossoró.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?