Operação contra fraude em concurso da PM do RJ tem 20 presos
Corregedoria da Polícia Militar do Rio prendeu suspeitos de fraudar concurso com 119 mil inscritos
atualizado
Compartilhar notícia
Foram realizadas neste domingo (27/8) as provas da primeira fase de um concurso para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. E 20 pessoas foram presas por suspeita de fraude ao concurso, que tem 119.541 candidatos inscritos, sendo 88.420 homens e 31.121 mulheres.
A Operação Aqui Não, da Corregedoria da PMERJ, cumpriu 19 mandados de prisão. Houve ainda uma prisão em flagrante, por falsidade ideológica, de um ex-PM que tentou fazer a prova.
Relatos de uso de celular
Circulam em grupos de WhatsApp e nas redes sociais imagens feitas por câmeras de celulares das salas onde foram aplicadas as provas. Em prints de conversas, candidatos relatam que “não tinha saquinho para guardar” o celular e nem detector de metais. “Geral colando”, relata outra mensagem. A inteligência da PM estaria monitorando alguns desses grupos.
Pela manhã, no local de prova da Estácio de Nova Iguaçu (RJ), candidatos relataram que havia salas sem aplicadores e fiscais. Os exames foram aplicados em mais de 120 locais da Região Metropolitana do Rio.
A PM do Rio ainda não se pronunciou sobre a operação e sobre as denúncias nas redes sociais. O concurso oferece 2 mil vagas para soldados: 200 são para mulheres e 1.800 para homens. O salário inicial é de R$5.233,88.