metropoles.com

Operação contra feminicídio prende 1.027 no Brasil. Veja vídeo

Mais de 6.600 policiais civis de todo o país estão participando das ações, que visam combater os crimes de violência contra mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Cronos
1 de 1 Cronos - Foto: Reprodução

O Ministério da Segurança Pública (MSP) atualizou o número de presos na Operação Cronos, deflagrada nesta sexta-feira (24/8) em todo o país. Até o momento, 1.027 pessoas foram presas e 75 adolescentes apreendidos. Dentre os detidos, 14 são acusadas da prática de feminicídio, 225 por homicídio, 143 por crimes relacionados à Lei Maria da Penha e 421 por delitos diversos.

A força-tarefa foi definida em julho, e conta com a participação do Ministério da Segurança Pública em conjunto com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia. Mais de 6.600 policiais civis de todo o Brasil participam das ações, que visam combater os crimes de homicídio e feminicídio.

 

De acordo com o último balanço, também foram autuados em flagrante 224 indivíduos pelos delitos de tráfico de drogas e posse/porte irregular de arma de fogo, entre outros. As equipes apreenderam 66 armas de fogo e aproximadamente 150kg de entorpecentes.

Segundo o Ministro Raul Jungmann, a operação integrada é um exemplo de como funcionará o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), em vigor desde junho, após a sanção da Lei nº 13.675/2018.

“O que nos importa é a proteção e a garantia da vida, sobretudo combater o feminicídio, esse crime covarde e inaceitável. Todos são [crimes inaceitáveis], mas alguns são mais graves e repulsivos, sobretudo contra mulheres”, afirmou Jungmann.

Para o chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul e presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, esse é o trabalho prioritário das polícias civis que têm procurado, nessa parte operacional, mostrar para a sociedade brasileira o quanto é importante a investigação criminal e o quanto ela pode ser efetiva no combate à criminalidade.

Por que Cronos?
Cronos era uma das palavras usadas pelos antigos gregos para se referir ao tempo (a outra era kairós). O nome da operação desta sexta-feira está relacionada com a supressão do “tempo de vida da vítima”, reduzido pela mão algoz do autor do homicídio/feminicidio. É a retirada da possibilidade de transcurso natural da vida das pessoas, ceifadas de seu tempo e da sua vida. “Ao mesmo tempo, com a prisão do autor do crime, retiramos dele o ‘tempo’ de prática de novos delitos”, explicou o delegado Emerson Wendt.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?