metropoles.com

Operação prende 643 no Brasil e 24 no DF por violência contra mulher

Mais de cinco mil policiais foram às ruas em todo o país para cumprir mandados de prisão por crimes como feminicídios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp-Image-2018-08-24-at-08.31.541
1 de 1 WhatsApp-Image-2018-08-24-at-08.31.541 - Foto: null

Em uma ação com quase cinco mil policiais em todo o país, a Operação Cronos já prendeu 643 pessoas durante a manhã desta sexta-feira (24/8) por crimes por homicídio, feminicídio e descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. Sessenta e um adolescentes também foram apreendidos.

No DF, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, informou que até o momento foram 24 prisões por homicídios, além de uma por feminicídio.

Além disso, três mandados de prisão foram expedidos no âmbito da Lei Maria da Penha. O delegado disse considerar que somente um trabalho de repressão qualificado, aliado a uma mudança de cultura no país, será possível reverter essa escalada de violência.

A operação de alcance nacional foi deflagrada para prender autores de crimes e tentativas de feminicídios e homicídios. A ação conta com trabalho integrado das polícias civis de todo o país e com o apoio do Ministério da Segurança Pública (MSP), do Ministério Público e do Judiciário. Trinta e duas armas também foram apreendidas durante a operação. Os dados foram apresentados pelo ministro da Segurança Nacional, Raul Jungmann.

A expectativa é que a operação atinja mil pessoas até o fim do dia, conforme informado pelo presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis, delegado Emerson Wendt. Um novo balanço deve ser apresentado pelas autoridades às 17h.

A força-tarefa desta sexta é um exemplo de trabalho integrado considerado foco do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), em vigor desde junho, após a sanção da Lei nº 13.675/2018.  A iniciativa conta com a atuação das polícias, governo, estados e municípios para combater crimes contra a vida.

“Isto é, na prática, o Sistema Único de Segurança Pública e vamos ter cada vez mais operações nacionais e sobretudo, operações integradas, no combate ao crime e buscando a segurança dos brasileiros. É isso que queremos, dar rumo à segurança pública no Brasil”, afirmou Jungmann.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?