Operação Carne Fraca repercute em jornais internacionais
“New York Times” e “Financial Times” noticiaram o escândalo e classificaram a denúncia de mais um golpe na economia brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
Jornais estrangeiros repercutiram o mais recente escândalo nacional revelado pela Operação Carne Fraca. O esquema de adulteração de produtos, segundo o “New York Times”, “lança dúvidas sobre o agronegócio no Brasil, um pilar relativamente firme da fraca economia do país”. O veículo classificou a denúncia de mais um “golpe” nas finanças brasileiras.
Na matéria, o “New York Times” soma o ônus do escândalo alimentício às investigações da Lava Jato e as várias alegações de corrupção na Petrobras. A Carne Fraca investiga mais de 30 empresas do ramo alimentício no Brasil, incluindo as duas maiores exportadoras – JBS e BRF.
O britânico “Financial Times”, focado em economia, também comentou os contornos da investigação. “Vai levantar preocupações sobre a indústria da carne brasileira, que ascendeu na última década para se tornar uma das mais importantes do mundo”.Também na Inglaterra, o “The Telegraph” repercutiu o esquema usado para “manter a carne podre no mercado”. “Empresas brasileiras ‘subornaram fiscais para manter carne podre no mercado’ e se envolveram em investigação de corrupção”, diz a manchete da notícia.
Outros veículos americanos também deram espaço para a Operação Carne Fraca, como a rede de televisão “CNN” e o jornal “Washington Post”.